quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Estranha Beleza

linnyweb

Carrego várias marcas pelo corpo. Marcas de estripulias da infância, marcas das surpresas da vida… Mas com toda certeza, as que mais me orgulham são aquelas que vieram com a chegada da minha Tereza.

Apesar de não ter ganho muito peso na gestação e ter pedido, nestes últimos 8 meses, muito mais do que ganhei, alguns detalhes permanecerão para sempre. Ainda bem!!!

Morro de orgulho da minha cicatriz da cesárea!! Ela fará parte das histórias que contarei para Tereza, explicando com ela chegou aqui e como foi amada desde o primeiro momento em que soube de sua existência.

Aprendi a observar uma beleza exclusiva daquelas mulheres que passam por uma gestação. Uma beleza que, infelizmente, ainda é considerada inadequada pelos padrões estéticos criados nos últimos anos.

Veneração pela magreza excessiva, zero celulite, zero estria, zero gordura… Extremos que não podem ofuscar a beleza de uma mulher que gera um filho, cria esse filho, trabalha, cuida da casa e da família. Uma cobrança imposta de forma subliminar, com olhos preconceituosos e cruéis, até mesmo das pessoas mais próximas.

A americana Ashlee Wells Jackson, fotógrafa e mãe, fez um trabalho muito bacana fotografando mães e avós “normais”.

lovelynweb nichole01web

A simplicidade e beleza dessas fotos é algo emocionante!!

joweb

A escritora e mãe de 2 filhos Tati Cavalcanti escreveu um texto muito bom (como se algum texto dela não fosse incrível) falando exatamente sobre esse padrão que impõe que pessoas sejam infelizes para poderem se adequar à ele. Sofrimento esse que eu nunca vou entender ou achar normal.

Então é isso. Sou feliz com meu corpo cheio de imperfeições e que tornam a minha vida perfeita. Ao olhar no espelho vejo todos os meus “defeitos” e lembro como cada um chegou ali e todo aprendizado que me trouxeram. E sou muito grata por tê-los.

2 comentários:

  1. Pura verdade algumas mulheres chegam até desenvolver uma depressão após e tem maridos que ajudam a piorar a situação ...Jana adorei e compartilho, seu amadurecimento como mãe e lindo como e bom ver uma nova geração como vc ter essa cabeça tão maravilhosa e linda sua base familiar meus parabéns .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querido!!! Beijos nessa família linda!! =)

      Excluir