quarta-feira, 1 de maio de 2013

3 meses–Quem será que está aprendendo mais? Eu ou ela? ♥

2013-04-30 17.56.20

Parece que foi ontem, mas minha pequena já está com 3 meses. Me pergunto quem aprendeu mais coisas nesse período: ela ou eu?

Me sinto uma pessoa tão diferente… tão melhor. Ela me mostra diariamente o quanto é bom estar viva, o quanto é bom acordar para um novo dia. Ela me faz melhor. Ela enche a minha vida de vida.

Tereza já está com quase 6kg. É uma bebê super saudável e feliz. Dorme a noite toda e acorda sorrindo. E quase me mata de tanto amor com isso.

Desde o dia em que Tereza nasceu, sempre tive muito leite. Isso é ótimo, pois Tereza está só “no peito”. Como já falei antes, isso ajuda muito no crescimento adequado dela.

Infelizmente muitas mães não tem a mesma sorte que eu, e seus bebês necessitam da doação de leite de outras mães. Por esse motivo, resolvi doar leite.

Estou realizando a doação para o Hospital Maternidade Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo. Aliás, eles aceitam doação não só de leite materno, mas também de roupas e fraldas, pois atendem principalmente a população de baixa renda da região. Nascem, em média, 600 bebês por mês nessa maternidade e a maioria com baixo peso. Eles precisam MUITO da doação de leite humano. Maiores informações através do telefone 3986-1011.

Você que está amamentando um mas tem leite pra criar uns 4, tipo eu (rsrsrs…), pode doar em qualquer maternidade. Só entrar em contato e se informar direitinho como funciona e quais os cuidados.

A sensanção de saber que estou ajudando vários bebês está me fazendo um bem incrível!!! Indescritível!!! É fazer o bem aos outros e à si mesmo.

O Dr. Renato Walch vai explicar um pouco melhor como funciona:

O que faz bem pra um pode fazer o bem para muitos!

Como já falamos aqui de alguns aspectos do aleitamento materno exclusivo da criança, hoje vou falar sobre a doação de leite.

A maioria das Maternidades (Públicas ou Particulares) contam com os Bancos de Leite Humano.

Vou falar um pouco de todo o processo que por muitas vezes pode ser uma dúvida para você que está tendo esse gesto de amor com seu filho.

O ato da mulher produzir leite é multifatorial, dependendo principalmente dos hormônios da lactação (Prolactina e Ocitocina) mas também depende de um fator externo que é o bem estar da nutriz, assim chamada a mulher que amamenta o filho. A mulher precisa estar tranquila e confortável, num ambiente calmo e isso favorecerá a produção de leite. É realmente um momento único da mãe e da criança.

A mulher que optar por doar o leite para um Banco de Leite, terá que apresentar os exames realizados no Pré-Natal, principalmente as sorologias de HIV e Hepatite B. O Vírus do HIV é transmitido através do aleitamento, já o vírus da Hepatite B é transmitido pelo contato com sangue ou secreções genitais, mas no caso da amamentação pode ocorrer fissuras ou pequenos machucados no mamilo que possa ter pequenos sangramentos. As demais doenças virais não contraindicam a amamentação, pois não há evidências da transmissibilidade para a criança, exceto no caso de Herpes Simples, Varicela ou Sarampo.

A Nutriz poderá fazer a ordenha (e ainda não consegui achar outro nome para a retirada de leite) de duas formas: Pode ser feita manualmente, onde após uma leve massagem na mama a mulher pode apertar, com uma pressão leve a moderada, a mama no sentido da base para o mamilo, ou então utilizar os diversos aparelhos específicos para isso, como as famosas “bombinhas”.

O fato da mulher doar leite não fará com que seu filho receba menos leite ou então falte leite para ele, o que acontece é justamente o contrário. Como disse no início, lactação vai depender de hormônios sendo que a Ocitocina e a Prolactina são hormônios que têm a suas produções aumentadas a partir do estímulo da sucção dos mamilos e auréolas pelo bebê. Então, retirar o leite para doação não diminuirá a produção da mãe.

Alguns Hospitais disponibilizam os frascos próprios para o armazenamento do leite, mas se por ventura não houver você pode usar frascos de vidro (como já disse em post anterior), daqueles de maionese, com tampa de plástico. Retire o rótulo e ferva o frasco e a tampa em uma panela com água. Estique um pano limpo sobre a pia e coloque tanto o frasco quanto a tampa ambos com o bocal para baixo e deixe secar, não enxugue. O leite aí armazenado pode ser congelado e durará por 15 dias.

Para saber como doar para um Banco de Leite Humano acesse a página da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

2 comentários:

  1. Que lindo gesto! Partindo de você, só se esperava isso mesmo! <3
    Sua Tetê está cada dia mais linda! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida!!! ♥ Bom demais ajudar outros bebês... faz um bem danado à alma!!

      Excluir