domingo, 14 de julho de 2013

15/07/2013–5 meses e muitas novidades

Estou super em atraso com vocês, né?! Desculpa. Essa vida de mãe – dona-de-casa – veterinária não está fácil… Mas está deliciosa e é isso que importa!! hahaha

20130630_131102

Tereza já está com 5 meses e meios e temos muitas novidades nesse período. Ela já está com 62,5cm e perto dos 8Kg. Acho que muito em breves teremos dentinhos pois a gengiva já está bem “pontuda” e esbranquiçada. E ela continua coçando muito. Ela pega os mordedores e fica esfregando na gengiva. Deve incomodar bastante… tadica.

Agora Tereza já fica sentada sozinha, pega os brinquedos e joga longe, continua uma tagarela.

20130710_132155

Uma coisa muito bacana é que ela começou a interagir mais com a Mel e com o Faísca. Ela passa a mãozinha nos pelos deles e segura. Coisa mais fofa de ver!!! ♥

Como essa mocinha está super pesada, acabei desenvolvendo uma inflamação nos pulsos chamada “Síndrome do Túnel do Carpo”. O Dr. Renato irá falar um pouco mais sobre isso logo abaixo. Aliás, graças à ele melhorei rapidinho. Obrigada, Doc!!! Mais uma vez!!!

Tereza ainda está mamando só no peito mas na próxima semana temos nova consulta com a pediatra e iniciaremos a alimentação com sucos e frutas. Sinto que ela chegou numa fase onde só o peito está sendo “pouco”. Ela diminuiu os intervalos de mamadas e tem pedido para mamar durante a noite, coisa que não fazia mais desde o primeiro mês de vida. Espero que ela se adapte bem à alimentação e seja “boa de garfo” como a mamãe dela… Rsrsrs

 

Síndrome do Túnel do Carpo! O que é isso?

Não é incomum a gestante, principalmente no 3º trimestre, começar a se queixar de uma sensação de queimação, dor ou formigamento em uma ou ambas as mãos, em alguns ou todos os dedos da mão.

Às vezes essas queixas podem perdurar ou então aparecer depois do parto, ou mesmo durar por meses após a chegada do bebê.

Se isso acontecer, pode ser que esteja acontecendo a chamada Síndrome do Túnel do Carpo (nome estranho, não?).

Para entender melhor, veja o vídeo: http://youtu.be/j9HQ43NtZCA

A causa para isso acontecer ainda não é bem definida, mas por ser comum em grávidas, pode estar relacionada ao fato da gestante ter uma “retenção hídrica” fisiológica que ocorre durante a gravidez, assim como a alteração da composição dos tendões e (que se tornam “mais flexíveis”).

clip_image002

A pessoa (mesmo não gestante) que é acometida pela Síndrome do Túnel do Carpo (só o nome assusta, não?) vem se queixando de dor ou desconforto na mão ou antebraço, fraqueza ou falta de jeito, formigamento, queimação ou paralisia na mão ou em alguns dedos. Podendo ser provocado durante o sono, movimentos repetidos da mão ou do punho, posições sustentadas da mão ou do braço, como por exemplo: dirigir, teclar/digitar, leitura e segurar o telefone. Um alívio desses sintomas pode ocorrer com a mudança da postura da mão ou com a sua agitação.

Numa fase da vida da mulher, onde ela já não tem um sono reparador, devido à imensa quantidade de tarefas e preocupações com o novo membro da família, ter o (pouco e escasso) sono interrompido por esse problema pode contribuir ainda mais para um quadro de cansaço crônico da mãe do recém-nascido (não sei se esse nome existe, mas com certeza muitas mães se identificaram com isso).

O tratamento, na maioria dos casos, é simples e pode envolver desde questões comportamentais, medicações até mesmo a cirurgia em casos mais graves.

Para saber mais consulte um Médico de Família, Fisioterapeuta Fisiatra, Ortopedista ou Neurologista.

Até a próxima!

Dr. Renato Walch
Médico de Família e Comunidade

(Referência e Figura: www.uptodate.com)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário